O que é o Grêmio?


A cada dia o jovem é mais desvalorizado na sociedade em que vivemos. Desde a educação, que vai de mal a pior, com menos investimentos, até a taxa de desemprego entre a juventude, que é uma das mais altas no Brasil. Nas escolas, nos deparamos com péssimas estruturas, desvalorização dos professores e falta de liberdade de expressão. Fora dela, encontramos a falta de direitos básicos como o da moradia digna.
Por isso, é preciso uma entidade que seja a voz dos estudantes e os represente dentro e fora da escola. É o Grêmio quem cumpre esse papel, mostrando a força que nós, jovens, temos. Ele é o responsável por realizar atividades culturais, campeonatos, gincanas e outras atividades. E o principal, organizar a luta pelos direitos dos estudantes, como o meio-passe, ventiladores nas salas de aula, etc.
Fazem parte do Grêmio todos os estudantes matriculados na escola, e é eleita a cada dois anos (no caso do Estadual Central) uma diretoria que será responsável por colocar as propostas feitas em prática. Podem participar ativamente do Grêmio todos aqueles que tenham interesse e vontade de construí-lo.
O Conselho de Representantes de Turma (CRT), formado pelos representantes de cada sala, é muito importante, pois é uma das instâncias que decidem quais atividades serão feitas, e contribuem para que elas sejam realizadas, desde propostas para melhorias na escola e na educação em geral, ou até mesmo gincanas, campeonatos de esporte, etc.
Convidamos você a participar do Grêmio do Estadual Central e fazer parte da nossa história!