quarta-feira, 30 de março de 2011

Contra as "saunas" de aula e a privatização da piscina!

Todos sabem que o aquecimento global é uma realidade que torna cada vez mais intenso o clima em nosso planeta. Os estudantes de BH enfrentaram um verão que chegou aos 32,8º C e agora chegam a um outono que, segundo o 5º Distrito de Meteorologia de Belo Horizonte, terá temperaturas até 1,5º C mais altas que as registradas historicamente.

No Estadual Central, uma das maiores escolas públicas do Estado, não há ventilador em uma sala de aula sequer. As janelas são projetadas de forma que pouco contribui para a ventilação e, em certas partes do dia, o sol bate diretamente em estudantes e professores. Tudo isso faz com que nossas salas se pareçam mais com “saunas” de aula.

A desculpa para tal descaso é o fato de que a escola é patrimônio tombado. Porém, várias obras já foram feitas, como a instalação de grades na rampa da Unidade 1. Também sabemos que a Unidade 2 não faz parte do patrimônio, e esta também não conta com sistema de ventilação. Além do mais, temos o exemplo de diversas escolas tombadas que não sofrem do mesmo mal, como o Estadual Pedro II.

Agora, devemos ir às ruas pelo sistema de ventilação, tomando como exemplo os estudantes do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, que já organizaram suas manifestações pela climatização nas salas de aula, pois só com luta se tem conquista.

A PISCINA E AS QUADRAS TEM QUE SER NOSSAS!

Todos os anos nos perguntamos por que motivo nós, estudantes do Estadual Central, não podemos usar a piscina da escola (o turno da noite, no caso, também não pode usar as quadras cobertas), enquanto o Minas Tênis Clube tem acesso liberado a estes espaços.

Ano passado, durante reunião do Colegiado, descobrimos que mesmo a verba liberada pelo Minas para que seja paga a parte da conta de luz que é utilizada pelo próprio Minas nas quadras cobertas não chegava à escola há meses. Isso acontece porque a Secretaria de Educação não renovou o contrato estabelecido com o clube, e isso impede que o dinheiro possa ser utilizado pela escola. Ou seja, além de não podermos utilizar este espaço, ainda pagamos para que o Minas utilize.

Ouvimos a todo momento que, caso o contrato acabe, nossa piscina acabará. Mas como podemos saber se é mesmo verdade, se a Secretaria de Educação não nos dá nenhum dado sobre isso? O problema não é debatido dentro da escola, e as decisões chegam sem que possamos opinar. Ao que tudo indica, o que acontece é o contrário. O Minas Tênis Clube é, na verdade, quem precisa utilizar o espaço público para enriquecer, pois sai mais barato e com qualidade. Não podemos permitir que isso aconteça, a escola é pública e o espaço tem que ser aberto aos estudantes!

Ano passado, iniciamos uma grande luta para que a escola possa receber pelos meses que o Minas utilizou as piscinas e as quadras, e para que em 2011 o clube só continue utilizando nosso espaço caso seja debatido e aprovado pelos estudantes. Coletamos informações, travamos grandes discussões com a diretoria e o colegiado, e organizamos um abaixo assinado com mais de 700 assinaturas. Precisamos retomar essa luta, e para isso é necessária a participação de todos!

VAMOS À LUTA!

A falta de ventiladores e a PPP (Parceria Público-Privada) com o Minas Tênis Clube não são por acaso, e sim fruto do descaso com a educação pública. Prova disso é o corte do Governo Federal de R$3 bilhões do ensino para este ano. Precisamos defender a educação pública, gratuita e de qualidade, indo às ruas pelos nossos direitos.

Em março, acontece a Jornada Nacional de Lutas, dedicada ao estudante Edson Luís, que foi brutalmente assassinado pela polícia da Ditadura Militar, enquanto participava de uma manifestação por melhorias no restaurante Calabouço. No dia 31, estudantes de todo o país irão às ruas pelos seus direitos. Por isso, chamamos todos os estudantes do Estadual Central a participarem dessa jornada, numa grande manifestação conta as “saunas” de aula e pela piscina e quadras para os estudantes!

MANIFESTAÇÃO: 31/03, ÀS 12h

0 comentários:

Postar um comentário