segunda-feira, 29 de março de 2010

VAMOS À LUTA! - Um breve resumo de 2010

E aí pessoal, nos mantivemos longe do blog por um tempo, mas aqui estamos de volta!
Ao contrário do blog, o Grêmio se manteve na ativa e cheio de novas atividades, então vamos fazer aqui uma não tão breve colocação...

Recreio cultural e os 156 anos do Estadual Central
No dia 12 de março o grupo feminino de break "Crazy Girl'z" se apresentou no recreio da Unidade 2 manhã, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.


No dia 17 o Grêmio organizou também a comemoração do 156º aniversário do Estadual Central!
No turno da manhã as unidades 1 e 2 foram privilegiadas com grupo de pagode e as bandas de rock Skeip (pop rock) e Malicious Intent (black metal), todos os grupos formados por estudantes da escola.

No turno da tarde a Unidade 1 curtiu grupo de MPB e, logo após, muita dança com funk e axé.

- Próximo recreio cultural:
Quarta-feira, na Unidade 1 manhã
Atração: Rap com Kdu dos Anjos (um dos vencedores do Vozes do Morro 2009)

ATENÇÃO!
Você dança, canta, toca, desenha ou tem algum outro talento?
Inscreva-se para os próximos recreios culturais!
Eles acontecem toda sexta-feira, cada semana em uma unidade.

Faça já sua carteira de estudante!
Sabe aquela carteirinha que você apresenta nas bilheterias pra ter direito a pagar meia-entrada?
Então, ela foi criada na década de 70 com o intuito de fortalecer o movimento estudantil. Foi ela quem garantiu por diversas vezes o financiamento para as lutas e conquistas de nossos direitos.
Hoje existem várias empresas que se camuflam em nomes de falsas entidades, e simplesmente lucram fazendo carteiras sem mover um dedo sequer pela luta dos estudantes. Porém existem também entidades que realmente levam a cabo e fortalecem cada vez mais a luta dos Grêmios Estudantis, Diretórios Acadêmicos, etc.

A carteira da AMES-BH (Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas) cumpre dois papéis:
1- Garantir a nós o direito à meia-entrada nos cinemas, teatros, shows e jogos
2- Fortalecer as atividades dos Grêmios, a luta pelo meio-passe, contra a nova grade curricular, enfim: por uma educação de qualidade!
Além disso, quem tem a carteira da AMES tem direito a convênios em lojas, lan houses, e mais! (Confira AQUI a lista de convênios)

- Informações gerais
. A carteira tem o custo de R$6
. É feita em PVC (estilo cartão de crédito)
. Fica pronta em 7 dias.

- Interessados procurem
. Banca no horário do recreio (ao lado do som ou no próprio)
. Turno da manhã
Júlia - 211
Gabriel - 209
Lucas - 226
Gabriela - 203
Yago - 206
Rayanne - 112
Cristiane
. Turno da tarde
Saymon - 126
Raíssa - 129
Taynara - 129
Izabela Meireles - 121
Luiane - 121
Izabela de Oliveira - 121
Kleverson - 113
Luanna - 113
. Turno da noite
Gladson
Bruno Duarte

Meio-passe JÁ!
R$2,30 é um roubo, até quando vamos aceitar?

Os ônibus são, no Brasil, o principal meio de transporte coletivo da população.
Em Belo Horizonte, nossos ônibus pertencem a um pequeno grupo de famílias, que se apodera de todo o lucro gerado pelas (cada vez mais) altas tarifas que pagamos.
Junto a isso, destacam-se fatos indignadores:
. Belo Horizonte ocupa hoje o terceiro lugar no ranking das mais altas tarifas de ônibus do Brasil;
. Nossa capital é a única de todo o país em que os estudantes não tem nenhum benefício no transporte coletivo;
. Hoje 30% dos jovens que param de estudar, largam a escola por não terem condições de chegar até ela!
Em 2009 a prefeitura apresentou um projeto como contra-proposta: Dar o benefício do meio-passe apenas aos estudantes que são beneficiados com programas sociais como o Bolsa Família. O argumento da prefeitura é que não há verba suficiente para cobrir os gastos do meio-passe para todos os estudantes e que assim estariam beneficiando aqueles que realmente necessitam.
Pois bem:
. Todos os dias pagamos impostos, sem falar nos constantes reajustes nos preços das passagens. Com isso, o lucro dos empresários do transporte coletivo é cada vez maior, e nos dizem que não há verba para custear o meio-passe? Além disso, temos vários exemplos como o Rio de Janeiro, em que a passagem é mais barata e os estudantes tem direito ao passe-livre!
. Benefícios como Bolsa Escola e Bolsa Família são extremamente restritos. Faça uma experiência: peça em sua sala de aula para levantar a mão aquele que recebe algum desses benefícios, e com muita sorte dois levantarão. Resumindo: essa proposta não chegará a beneficiar 1/3 dos estudantes de Belo Horizonte!
Vale lembrar também que existe um grupo chamado UJS/PC do B, que muitas vezes usa o nome de entidades estudantis históricas para vender a nossa luta pelo meio-passe! Dizem que organizam a luta, porém só aparecem nas escolas em datas importantes e, dentre outras coisas, aceitam a contra-proposta da prefeitura em troca de cargos no governo. É importante que saibamos separá-los e seguirmos firmes em nossa luta pelo meio-passe para todos os estudantes!
Na última quinta-feira (25/03) a AMES-BH organizou uma grande manifestação em defesa do meio-passe, que reuniu cerca de 2.500 estudantes, nela o Estadual Central teve ampla participação! (Leia mais AQUI)


Mas a luta não para por aí!
Por isso convidamos todos os estudantes do Estadual Central a ingressarem nessa jornada!
- Reunião do Grêmio em defesa do meio-passe:
Terça-feira (30/03) às 11:30
na sala do Grêmio
(ao lado dos bebedouros da Unidade 1)




E aí direção, vai barrar de novo?
A direção de nossa escola tenta a cada dia mais impedir que o Grêmio realize qualquer tipo de atividade para os estudantes. Foram vários projetos, inclusive alguns já aprovados pelo Colegiado (órgão superior da escola, formado por estudantes e educadores), que foram barrados pela direção.
Neste ano as tentativas tiveram início na campanha de carteiras (que, como escrito acima, foi aprovada pelo Colegiado), impedindo as passagens em sala e com várias tentativas de perseguição a membros do Grêmio, proibindo a saída de sala de aula (mesmo que para ir ao banheiro), ameaçando de emitir ocorrências, ligando para os pais, dentre outras coisas. As passagens em sala foram feitas "na marra", o que fez com que não conseguíssemos passar em várias turmas.
A comemoração do aniversário da escola teria acontecido pela metade. Após permitir que o festival ocorresse, na hora de montar a aparelhagem de som no turno da manhã a direção informa que só tocaria o grupo de pagode no horário do recreio. Então fizemos cartazes, distribuímos panfletos e organizamos uma ocupação ao corredor da diretoria e só assim conseguimos fazer com que a comemoração acontecesse. Também conseguimos a liberação da Unidade 2 para a atividade, mas só com muita discussão!
E por último a manifestação: Também querem nos impedir de organizar a luta por nossos direitos! E dessa vez o Grêmio não agiu diferente, após a apresentação de um documento à Direção informando que o Grêmio não mais deixará de realizar suas atividades e vários minutos de tensionamento é que conseguimos passar nas salas chamando os estudantes a participarem da manifestação!
Agindo dessa forma, a direção fere a Lei do Grêmio Livre (Lei Nº 7.398, de 4 de novembro de 1985).

POR MAIS DEMOCRACIA NO ESTADUAL, O GRÊMIO É LIVRE E TEM AUTONOMIA!

Participe do Grêmio!
Para que possamos avançar cada vez mais em nossas atividades, na luta pelo meio-passe e por uma educação de qualidade, é necessária a participação de todos!

- Reuniões do Grêmio
Terças e quintas, às 11:30
na sala do Grêmio
(ao lado dos bebedouros da Unidade 1)

- Contato
. Turno da manhã
Júlia - 211 (9636-0791)
Gabriel - 209
Lucas - 226
Gabriela - 203
Yago - 206
Rayanne - 112
Cristiane
. Turno da tarde
Saymon - 126
Raíssa - 129
Taynara - 129
Izabela Meireles - 121
Luiane - 121
Izabela de Oliveira - 121
Kleverson - 113
Luanna - 113
. Turno da noite
Gladson
Bruno Duarte

0 comentários:

Postar um comentário