quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ocupação da câmara arranca conquista na luta pelo meio-passe



A luta pelo meio-passe para todos os estudantes no transporte coletivo de Belo Horizonte a cada dia que passa se aproxima mais de ser vitoriosa. No ultimo dia 16 os estudantes tomaram a decisão de não aceitar mais a intransigência da PBH em relação ao meio-passe. Organizados pela AMES-BH os estudantes demonstraram grande combatividade em duas manifestações que marcaram a cidade. A praça sete foi tomada pela luta do meio-passe dando um recado à prefeitura de que não aceitaremos mais o vergonhoso titulo de BH ser a única capital no país em que os estudantes não tem direito ao meio passe. Ao mesmo tempo centenas de estudantes ocuparam o plenário da câmara municipal para exigir a imediata apresentação, pela PBH do projeto de Lei do meio passe.
Vale lembrar que depois da manifestação do dia 25 de março a prefeitura se comprometeu a apresentar até o fim de abril o projeto de lei do meio-passe. Promessa que não foi cumprida, pois a PBH para proteger o lucro milionário dos empresários do transporte coletivo preferiu parar as negociações com AMES-BH e tentar nos enrolar, para o projeto não ser apresentado no ano de 2010.
A ocupação da câmara cumpriu um papel imprescindível na luta pelo meio passe, pois mesmo com toda a truculência dos seguranças da câmara que agrediram fisicamente diretores da entidade, ocupamos o plenário e afirmamos que só sairíamos com o
projeto de lei do meio passe. E nossa ocupação foi vitoriosa, pois obrigamos o Prefeito de BH a cumprir o acordo feito com a AMES-BH, este que teve de parar seu dia para discutir o meio-passe com os secretários da PBH.
O resultado da ocupação foi uma grande vitoria dos estudantes, pois arrancamos da PBH o prazo de apresentar o projeto de lei do meio passe até o dia 21/06. E também uma reunião no dia 23/06 com os vereadores para marcar a votação do projeto e discutir as propostas da AMES-BH sobre o meio passe.
Depois de 25 anos pelo de luta pelo meio-passe a nossa vitoria se aproxima, pois com as nossas mobilizações estamos arrancando conquistas históricas, e demonstrando que só quando vamos à luta podemos ter vitorias. Mais a luta não para pelas conquistas da ocupação da câmara. Agora é a hora de fortalecermos nossas mobilizações e organizarmos uma grande jornada de lutas pela aprovação do meio passe para todos os estudantes em BH, por isso temos de aumentar as mobilizações e rea
firmar a nossa posição de que radicalizaremos as nossas lutas e arrancaremos o meio- passe na lei ou na marra.

Gladson Reis

Presidente da AMES-BH

Diretor de Relações Internacionais da UBES
Estudantes do Estadual Central

0 comentários:

Postar um comentário